• Home
  • Esportes
  • Botafogo recebe quinto transfer ban da Fifa e amplia crise nos bastidores

Botafogo recebe quinto transfer ban da Fifa e amplia crise nos bastidores

O Botafogo voltou a aparecer na lista de clubes punidos pela Fifa e recebeu, nesta segunda-feira (1º/6), o quinto transfer ban em menos de um ano. A nova sanção impede o clube de registrar jogadores por prazo indeterminado e amplia a série de restrições que atingem o departamento de futebol alvinegro em meio às tentativas de reorganização financeira conduzidas pela SAF.

Diferentemente das punições anteriores, relacionadas a débitos em negociações de atletas, o novo bloqueio tem origem em multas administrativas aplicadas pela própria Fifa que não foram quitadas dentro do prazo estabelecido. Com isso, o clube segue impossibilitado de inscrever reforços até que a situação seja regularizada junto à entidade.

Veja as fotos

Botafogo iniciou a partida com Léo Linck; Ponte, Bastos e Barboza; Vitinho, Danilo, Newton e Alex Telles; Barrera, Matheus Martins e Montoro.Vitor Silva/Botafogo

Foto: Vitor Silva/ Botafogo

Foto: Vitor Silva/ Botafogo

Vitor Silva/Botafogo

Vitor Silva/Botafogo


O histórico recente de sanções inclui processos envolvendo as contratações de Rwan Cruz, junto ao Ludogorets, da Bulgária; Santiago Rodríguez, do New York City, dos Estados Unidos; Thiago Almada, do Atlanta United, também dos Estados Unidos; e Artur, adquirido junto ao Zenit, da Rússia.

Entre os casos pendentes, a situação envolvendo Thiago Almada continua sendo uma das mais delicadas. A punição relacionada ao meia argentino foi aplicada em 31 de dezembro de 2025. Pouco depois, já no início deste ano, John Textor obteve um empréstimo de US$ 25 milhões junto à GDA Luma, empresa apontada como principal candidata à aquisição da SAF botafoguense, para buscar um entendimento com o Atlanta United.

O acordo firmado previa o pagamento imediato de US$ 10 milhões, além de outras quatro parcelas de US$ 5 milhões, totalizando US$ 30 milhões. O montante incluía os valores da transferência, bônus contratuais e repasses vinculados à negociação posterior do jogador com o Atlético de Madrid. Entretanto, segundo as informações divulgadas, a parcela com vencimento em março não foi quitada quando o clube ainda estava sob a administração do empresário norte-americano.

Paralelamente às questões junto à Fifa, o Botafogo trabalha nos bastidores para reduzir os impactos das punições após a aprovação do pedido de Recuperação Judicial pela Justiça do Rio de Janeiro. A estratégia passa pela tentativa de derrubar ao menos três dos bloqueios mais recentes. Ainda assim, internamente, existe o entendimento de que a pendência relacionada à contratação de Thiago Almada precisará ser resolvida para que o clube volte a ter autorização para registrar atletas.

A situação ganha importância adicional porque a próxima janela de transferências do futebol brasileiro será aberta em 20 de julho, logo após o encerramento da Copa do Mundo. Até lá, o Botafogo busca uma solução para evitar que os impedimentos comprometam o planejamento esportivo para a sequência da temporada.

VEJA MAIS

Flávio é o único que venceria Lula no 2° turno, aponta pesquisa

O senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), aparece na liderança das…

Hexa de punições? SAF de gigante da Série A sofre sexto transfer ban

Clube da Série A do Brasileirão que é SAF, o Botafogo foi punido com transfer…

Justiça afasta gestora de lar de idosos após denúncias de maus-tratos na Bahia

A pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Justiça determinou, o afastamento da gestora…