• Home
  • Destaque
  • Vitória é multado por protesto de torcida contra CBF

Vitória é multado por protesto de torcida contra CBF

O Esporte Clube Vitória foi multado em R$ 20 mil, em julgamento realizado pela 5ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta sexta-feira (8). A punição decorre de um protesto que a torcida Rubro-Negra fez contrra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no último sábado (2).

Na ocasião, os apoiadores estenderam uma faixa na arquibancada do Estádio Manoel Barradas, contendo uma imagem de um árbitro de olhos cobertos com as mãos, escudos da CBF com rachaduras, e a frase “respeite o Vitória!”, antes do jogo contra o Coritiba, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A manifestação ocorreu em protesto aos jogos contra Flamengo (Copa do Brasil) e Athletico-PR (Campeonato Brasileiro). Em ambas, o clube afirma que a arbirtragem o prejudicou.

Sobre a decisão

A multa está embasada no artigo 191, inciso três, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), sobre “deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento de regulamento”. De acordo com o Subprocurador geral Dr. Ronald Siqueira Barbosa Filho, a torcida ultrapassou o limite da liberdade de expressão, pois afetou a credibilidade do órgão e da competição.

Em defesa, o clube citou casos de censura prévia e a constituição de 1988 e reiteirou que os torcedores decidiram protestar, não o time.

Cabe recurso da decisão.

VEJA MAIS

Lula nomeia Teresa Leitão como líder do governo no Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa…

Endrick se emociona ao falar da Copa do Mundo: “Um sonho realizado”

Atacante da Seleção Brasileira comemorou a vitória sobre a Escócia e falou da emoção de…

Haddad bate o martelo e define vice para disputa ao governo de SP

O ex-ministro da Fazenda e pré-candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), definiu…