• Home
  • Política
  • Moraes confronta ex-comandante do Exército por contradições em depoimento

Moraes confronta ex-comandante do Exército por contradições em depoimento

No primeiro dia de depoimentos ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, o ministro Alexandre de Moraes se irritou com o ex-comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes.

O confronto aconteceu quando o general afirmou não ter testemunhado qualquer “conluio” entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, em conversas sobre a adoção de medidas para impedir a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A declaração dada por videoconferência, no entanto, diverge do depoimento que o militar havia prestado anteriormente à Polícia Federal (PF).

À época, Freire Gomes relatou que Garnier teria se colocado à disposição de Bolsonaro para executar ações com esse objetivo. Moraes não deixou a contradição passar despercebida.

“Ou o senhor falseou a verdade na Polícia Federal ou está falseando a verdade aqui”, disse Moraes, cobrando clareza e exatidão do general.

O ministro também fez questão de lembrar a responsabilidade do depoente e seu preparo para lidar com situações de pressão, especialmente por ter ocupado o mais alto posto do Exército brasileiro.

Freire Gomes é uma das 82 testemunhas arroladas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelas defesas dos réus no processo que apura a organização de uma trama golpista dentro do governo Bolsonaro. As oitivas seguem até o dia 2 de junho e acontecem todas por videoconferência.

VEJA MAIS

Homem morre após ficar soterrado em Simões Filho

Imóvel, localizado em área de alto risco, foi atingido por um deslizamento de terra Um…

DPT realiza mutirão em veículos apreendidos em Camaçari

Objetivo é desafogar fluxo de trabalho em ação conjunta, para identificar automóveis que foram adulterados…

Corpo é encontrado decapitado em Dias d’Ávila

Ao contrário do que alguns portais de notícias publicaram, o homicídio não foi registrado na…