A ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (MDB), cobrou uma apuração rigorosa após a prisão do presidente da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, o vereador João Raimundo Damacena dos Santos, conhecido como Juca. O parlamentar é suspeito de agredir a companheira em um bar localizado no bairro da Pituba, em Salvador, na noite de sexta-feira (26).
Por meio das redes sociais, Moema manifestou solidariedade à vítima e afirmou que a denúncia ganha ainda mais gravidade por envolver um agente público.
“Minha solidariedade à advogada vítima de violência em Salvador. É ainda mais doloroso saber que a agressão teria sido praticada por um homem público, vereador e presidente da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, alguém com quem a vítima mantinha uma relação de proximidade e confiança. Nenhuma mulher deve sofrer violência. Neste momento, manifesto todo o meu apoio e solidariedade à vítima.”
De acordo com informações da Polícia Militar, Juca teria esganado a namorada, que é advogada, após o término do relacionamento. A agressão teria sido presenciada por um juiz que estava no estabelecimento, o que motivou o acionamento da PM. O vereador foi levado inicialmente para uma viatura da corporação e, posteriormente, encaminhado à Casa da Mulher Brasileira.
Na publicação, a ex-prefeita defendeu que o caso seja investigado com rigor e que as medidas cabíveis sejam adotadas tanto pela Justiça quanto pela Câmara Municipal.
“Espero que o caso seja rigorosamente apurado e que a Justiça, assim como a Câmara Municipal de Lauro de Freitas, adotem todas as medidas cabíveis. Ninguém está acima da lei. Exercer um mandato público exige responsabilidade, respeito e compromisso com a sociedade. Violência contra a mulher não pode ser tolerada em hipótese alguma.”
Moema também relembrou iniciativas implantadas durante suas gestões em Lauro de Freitas voltadas à proteção das mulheres. Segundo ela, foram criados a primeira Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres do Brasil, o Centro Lélia Gonzalez, a Ronda Maria da Penha, a Sala Lilás, o Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM) e houve avanços para a implantação da Delegacia Especializada.
“Ao longo da minha trajetória pública, sempre tive a defesa das mulheres como prioridade. Em Lauro de Freitas, nas minhas quatro gestões, criamos a 1ª Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres do Brasil. Entregamos o Centro Lélia Gonzalez, Ronda Maria da Penha, Sala Lilás, NEAM e avançamos para a Delegacia Especializada. Seguirei defendendo que nenhuma mulher viva com medo e que todo agressor seja responsabilizado. Respeito às mulheres é compromisso e obrigação.”