O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retorna à Bahia na próxima semana para cumprir uma agenda oficial que inclui o início das obras da Ponte Salvador-Itaparica, além de inaugurações na área da saúde e participação nas comemorações do 2 de Julho. A agenda deve contar com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
A passagem do presidente pelo estado ocorre nos dias 1º e 2 de julho, com compromissos em diferentes municípios. Em Vera Cruz, Lula participa do ato simbólico que marca a cravação da primeira estaca da ponte, considerada o pontapé inicial das obras do empreendimento.
Durante o evento, também está prevista a assinatura de um protocolo de intenções que trata da transferência de recursos federais para viabilizar os investimentos no Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica (SRPSI).
Ainda no dia 1º, o presidente participa da entrega de equipamentos de saúde, incluindo a inauguração da Policlínica Regional de Camaçari e do Hospital Regional de Alagoinhas, reforçando a parceria entre o governo federal e o Governo da Bahia na ampliação da rede pública.
No dia seguinte, 2 de julho, Lula participa das celebrações da Independência da Bahia, em Salvador, durante o tradicional desfile cívico que reúne autoridades e milhares de pessoas nas ruas do Centro Histórico.