O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) o envio de uma missão humanitária brasileira para ajudar nas buscas por desaparecidos na Venezuela, atingida por dois terremotos na noite de quarta-feira (24). A primeira operação sairá nesta sexta-feira (26), em um avião KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB), com bombeiros, técnicos e toneladas de equipamentos de resgate.
De acordo com Lula, a missão contará com 36 bombeiros de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de quatro técnicos da Defesa Civil Nacional e outros quatro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O grupo levará nove toneladas de equipamentos para auxiliar no socorro às vítimas e nas buscas por desaparecidos nas áreas devastadas.
Brasil prepara nova remessa de ajuda
O presidente informou ainda que uma segunda aeronave será enviada no sábado (27). Ela leva materiais para a montagem de um hospital de campanha, 100 purificadores de água com painel solar, medicamentos e insumos médicos para cirurgias.
Lula afirmou que conversou por telefone com a presidente encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, para prestar solidariedade e alinhar a melhor forma de apoio ao país vizinho.
“Seguiremos acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos de socorro às vítimas para prestar todo o apoio necessário aos nossos irmãos venezuelanos”, escreveu o presidente nas redes sociais.
A tragédia já deixou ao menos 188 mortos, segundo o presidente do Congresso venezuelano, Jorge Rodríguez, além de mais de 1,5 mil hospitalizados. O número de desaparecidos, no entanto, pode ser muito maior. Dados extraoficiais reunidos por uma plataforma criada pela sociedade civil apontam mais de 40 mil pessoas desaparecidas.
Os terremotos atingiram com força a região litorânea de Morón, no estado de La Guaira, a cerca de 160 quilômetros de Caracas. A saber, prédios, casas e outras estruturas desabaram, provocando uma grande operação de resgate no país.