• Home
  • Política
  • Jerônimo pede calma à população após suspeita de intoxicação

Jerônimo pede calma à população após suspeita de intoxicação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), pediu na manhã desta sexta-feira (3) que a população “confie no sistema público de saúde” e não crie “alarde” diante do caso suspeito de intoxicação por metanol a partir do consumo de bebida alcoólica adulterada registrado em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador.

Em entrevista à imprensa, o petista afirmou que a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está acompanhando o caso e que sempre que houver informações oficiais se pronunciará.

“Recebemos hoje pela manhã a notificação de uma morte suspeita por ingestão de metanol em Feira de Santana. (…) Peço à população baiana que confie no sistema de saúde, que está cuidando disso. Não podemos criar alarde nem facilitar que ocorram excessos. Evitem circular informações que não são verdadeiras”, afirmou.

Jerônimo disse ainda que, junto com a secretária de Saúde, Roberta Santana, já entrou em contato com o prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União Brasil), para adotar todas as medidas sanitárias necessárias. 

Segundo ele, o Instituto de Medicina Legal (IML) ainda não confirmou se a morte foi causada por intoxicação.

“O IML ainda está analisando o caso, e são necessários sete dias para termos o resultado do laudo. Todo o procedimento técnico está sendo seguido. Toda a equipe de Vigilância Sanitária acompanha de perto essa situação relacionada ao metanol”, reforçou.

Entenda

A Sesab e a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana confirmaram, na manhã desta sexta-feira (3), o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol na Bahia.

Segundo informações da pasta estadual, o paciente é um homem identificado como Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos. 

Ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha na segunda-feira (29) e morreu na madrugada desta sexta.

Cenário nacional

O Brasil já registrou 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol até a tarde de quinta-feira (2), segundo informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante coletiva de imprensa. Desse total, 11 casos já tiveram confirmação laboratorial da presença de metanol.

Em relação à distribuição por estados, o ministro informou que 53 casos são de São Paulo, cinco de Pernambuco e um do Distrito Federal.

LEIA TAMBÉM:

VEJA MAIS

Idosos e aposentados ganharão ‘salário extra’ vindo do INSS

O pagamento atrasado para beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que venceram ações…

Pedrinho faz alerta sobre futuro do Vasco após deixar comando da SAF: “Estou indignado”

Ex-jogador publicou carta aberta aos torcedores após decisão judicial que o afastou da gestão da…

Homem acusado de estuprar sobrinha de 10 anos é preso durante São João em Amargosa

Um homem procurado pela Justiça foi preso na madrugada desta quarta-feira (24), durante os festejos…