• Home
  • Destaque
  • Ibovespa opera em alta em meio a novos comentários de Haddad sobre fiscal; dólar sobe

Ibovespa opera em alta em meio a novos comentários de Haddad sobre fiscal; dólar sobe

Após iniciar o dia em baixa ante o real, o dólar migrou para o território positivo ainda pela manhã, em meio a novos comentários do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o cenário fiscal.

Às 12h20 o dólar à vista subia 0,28%, a R$ 5,453 na venda. Na B3 o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha alta de 0,27%, aos R$ 5,4650. No mesmo horário, o Ibovespa registrava alta de 0,18% aos 128,519 pontos.

Em evento em São Paulo, o ministro da Fazenda defendeu que a expansão fiscal neste momento não é boa para o Brasil e afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva cortará gastos primários para ajustar as contas públicas se for necessário.

“Estamos desde 2014 ou 2015 produzindo déficit pesado”, disse Haddad em sua fala. “Isso melhorou a vida de alguém?”, questionou durante sabatina em Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Haddad também negou ter convencido Lula a baixar a tensão com o Banco Central, mas afirmou que o presidente teve “certa razão” de ficar insatisfeito com atitudes da autarquia. “Mas penso que passou”, disse o ministro, ao comentar a indignação de Lula com o BC e Roberto Campos Neto, presidente da instituição.  

 

 

Dois profissionais ouvidos pela Reuters pontuaram que, apesar de novamente acenar com cortes de gastos para cumprir a meta fiscal, Haddad ainda não apresentou medidas concretas — algo que tem incomodado os investidores nas últimas semanas.

O Banco Central fará nesta sessão leilão de até 12 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 2 de setembro de 2024.

EUA e a inflação

Nos Estados Unidos, o Departamento do Trabalho informou que o índice de preços ao produtor para a demanda final subiu 0,2% em junho, depois de ter ficado inalterado em maio. Economistas consultados pela Reuters haviam previsto alta de 0,1%. Nos 12 meses até junho, o índice subiu 2,6%, depois de avançar 2,4% em maio.

O aumento moderado dos preços ao produtor surge após o Departamento do Trabalho ter informado na véspera uma queda inesperada do índice de preços ao consumidor de 0,1% em junho, dando força às apostas de que o Federal Reserve deve iniciar seu ciclo de cortes de juros em setembro.

 

VEJA MAIS

Namorada de Belo publica foto com ele após reencontro com Gracyanne

A modelo Rayane Figliuzzi, 27, namorada do cantor Belo, 50, usou as redes sociais, nesta…

Barroso é homenageado nos EUA por defesa da democracia

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, foi homenageado pela defesa…

Presidente do Corinthians protesta contra intervalo das finais do Paulistão

O presidente do Corinthians, Augusto Melo, reclamou do intervalo entre os dois jogos das finais…