• Home
  • Política
  • Médico de Bolsonaro nega que tenha sido funcionário fantasma da Apex em Miami

Médico de Bolsonaro nega que tenha sido funcionário fantasma da Apex em Miami

Ricardo Camarinha, médico do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), negou que tenha sido funcionário fantasma do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Miami entre abril e dezembro de 2022.

“O médico Ricardo Camarinha repudia com veemência a informação atribuída à Apex de que seria funcionário fantasma da agência nos Estados Unidos e que o respectivo contrato de trabalho seria fraudulento”, afirmou em nota divulgada neste sábado (13).

Nesta sexta-feira (12), a Apex divulgou um relatório interno que aponta a contratação de Camarinha como “fraudulenta”.

O documento foi elaborado por uma comissão interna da Agência que apurou desvios de conduta na gestão do general Mauro Lourena Cid, chefe do escritório da agência em Miami, durante o governo Bolsonaro.

De acordo com a nota, o médico teria sido contratado em abril de 2022 para oferecer consultoria técnica na área médica a empresas brasileiras que buscavam oportunidades de negócios nos Estados Unidos.

Camarinha alega que o serviço foi prestado “dentro das orientações recebidas da Apex, com trabalho presencial e remoto e em diversos eventos públicos, nas mais variadas cidades norte-americanas”.

O médico também ressaltou que o contrato com a Apex foi encerrado em janeiro de 2023 e que não houve questionamento sobre sua atuação.

Relatório Apex

O relatório da Apex aponta que, segundo relatos feitos à comissão interna, o médico foi contratado na agência em Brasília, mas foi “imposta à equipe” a expatriação para o escritório em Miami, “por meio de instrumentos de excepcionalidade (memorando, portaria e carta oferta)”.

A diretoria concluiu que o médico “não desenvolvia qualquer atividade profissional que mantivesse ligação com o cargo de assessor, e nem frequentava as dependências do escritório”.

O médico morava em Orlando e o escritório da Apex é em Miami. A distância entre as cidades é de aproximadamente 380 quilômetros.

A Polícia Federal (PF) apura a denúncia de que Camarinha era funcionário fantasma.

VEJA MAIS

Árbitro de final do Catarinense registra ameaças de morte na súmula

Gustavo Ervino Bauermann, árbitro da final entre Avaí e Chapecoense, registrou ameaças e agressões na…

Mais de 35 milhões de simulações do crédito consignado já foram feitas

Mais de 35 milhões de simulações de empréstimos com crédito consignado para trabalhadores com carteira…

Leticia Sabatella relembra vídeos de cães doados sem sua autorização

A atriz Leticia Sabatella, 54, usou suas redes sociais neste sábado (22) para relembrar momentos…