O ministro da Casa Civil, Rui Costa, acredita que o Senado deve aprovar rapidamente a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$5 mil. Rui foi o entrevistado do programa Toda Hora, na Rádio Salvador FM, nesta terça-feira (7).
“Acho que, no Senado, a aprovação será rápida. O Brasil precisa iniciar a correção dessa grande injustiça. O Brasil é um país com muita desigualdade social, mas também é um país muito injusto do ponto de vista tributário e da cobrança de impostos. Na maioria do países ricos, quem ganha muito paga mais imposto de renda e, quanto menor o salário, não paga nada, e aqui no Brasil acontece o efeito inverso. Isso acontece por conta das brechas da lei e essa proposta dá um primeiro passo para corrigir essa Justiça”, avaliou.
A proposta, que foi aprovada na Câmara dos Deputados, por unanimidade, também reduz progressivamente a alíquota para quem ganha até R$ 7.350.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB-AP), ainda precisa definir um relator para o projeto. O favorito é o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que relatou um projeto similar na casa, o que, inclusive, apressou a votação na Câmara.